Renan quer CPI para supersalários

Serviço Público

Publicado em 13/09/2017 - 10:00 Por Graziele Bezerra - Brasília

O senador Renan Calheiros (PMDB) apresentou, nessa terça-feira (12), requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue os pagamentos de supersalários no serviço público e estude a possibilidade de restituição desses valores ao Erário, pelos beneficiários.


Para Calheiros, num momento em que o país não tem dinheiro para manter o funcionamento de universidades, é um crime pagar salários de até R$ 400 mil para pessoas ligadas ao serviço público. 


“Estou convicto que para combater os excessos, o Congresso Nacional deve instaurar, com total responsabilidade, uma comissão parlamentar de inquérito para eliminar os supersalários nos três Poderes e em todas as esferas do governo federal.” 


Os supersalários são aqueles eventualmente pagos acima do teto constitucional, hoje fixado em R$ 33 mil.


O assunto também é discutido na Câmara dos Deputados, que iniciou nessa terça-feira a análise do projeto de lei que impõe limites aos altos salários. 


A proposta visa impedir que adicionais incorporados ao salário elevem a remuneração do servidor acima do teto constitucional. 


O projeto já foi aprovado no Senado e estava parado, desde dezembro de 2016, na Comissão de Trabalho da Câmara. Agora vai tramitar na comissão especial e depois segue para apreciação no plenário da Câmara.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo