Alerj escolhe integrantes do PMDB para presidir comissões de Ética e de Orçamento

01:30 Política, Notícias 29/11/2017 - 08h54 Rio de Janeiro Embed

Joana Moscatelli

Aliados dos deputados estaduais presos na Operação Cadeia Velha foram eleitos, nessa terça-feira (28), para os Conselhos de Ética e de Orçamento da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

 

Com cinco votos e uma abstenção, André Lazaroni foi eleito presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar no lugar de Edson Albertassi, preso na semana passada junto com o presidente licenciado da Alerj, Jorge Picciani, e o deputado, também do PMDB, Paulo Melo.

 

Lazaroni já recebeu representação que pede a perda de mandato dos três parlamentares presos. Já para a Comissão de Orçamento, foi eleito, por unanimidade, como presidente, o deputado Gustavo Tutuca. Ele ocupa o cargo vago após a prisão de Paulo Melo.

 

Tutuca vota, na próxima semana, a Lei Orçamentária Anual de 2018, que prevê um déficit orçamentário de R$ 10 bilhões para o estado.

 

Picciani, Melo e Albertassi foram presos preventivamente no dia 16 de novembro acusados de receber propinas de empresas de ônibus e de lavagem de dinheiro. No dia seguinte, a Alerj reverteu a decisão judicial e votou a favor da soltura dos três.

 

Mas o Tribunal Regional Federal da 2ª Região entendeu, no último dia 21, que a Casa Legislativa não teria o poder de decidir pela soltura e determinou o retorno dos três à prisão. Além disso, a Justiça também ordenou o bloqueio de R$ 270 milhões, em dinheiro e bens, equivalentes ao que os deputados teriam recebido para favorecer as empresas em contratos públicos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique