Congresso mantém teto para gastos em campanhas

Política

Publicado em 14/12/2017 - 09:28 Por Samanta do Carmo - Brasília

Foi derrubado na sessão do Congresso, na tarde dessa quarta-feira (13), o veto ao autofinanciamento de campanha, tema que faz parte da reforma eleitoral discutida ao longo de oito meses no Congresso.


O presidente Michel Temer tinha vetado o trecho que dizia que cada candidato só pode usar 10% de seus rendimentos como pessoa física, para gastar em sua própria campanha.


Com a derrubada, esse teto fica mantido. Os parlamentares reclamavam que sem esse limite, as campanhas iriam ficar desequilibradas, como afirmou Glauber Braga, do PSOL.


O tema causou confusão no plenário e teve de ser votado duas vezes. A primeira votação foi anulada porque o deputado Fábio Ramalho, do PMDB, que estava conduzindo a sessão, encerrou a votação com apenas 257 deputados em plenário, número mínimo necessário.


Diante da reclamação de vários líderes partidários, o senador Eunício Oliveira (PMDB), retomou a Presidência da Mesa e refez a votação.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo