Câmara elege integrantes para o Conselho da República

Política

Publicado em 14/03/2018 - 23:36 Por Sumaia Villela - Brasília

A Câmara dos Deputados elegeu, nesta quarta-feira (14), os dois membros do Conselho da República que são indicados pela casa. A base do governo e a oposição indicaram um conselheiro cada, além dos suplentes, sem concorrência entre si.

 

Os governistas escolheram como titular o deputado José Carlos Aleluia, do DEM da Bahia. O suplente é o capitão Augusto, do PR de São Paulo.

 

Já a oposição definiu como conselheiro o ex-ministro da Justiça de Dilma Rousseff e procurador da República aposentado Eugênio Aragão. O suplente dele é o ex-presidente da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, Marcello Lavenère.

 

O Conselho da República foi criado na Constituição Federal de 1988. O presidente da República deve consultar o colegiado para, entre outras situações, analisar pedidos de intervenção federal, como o caso do Rio de Janeiro.

 

Integram o conselho o vice-presidente da República, os presidentes e os líderes da Maioria e da Minoria da Câmara e do Senado, o ministro da Justiça e seis cidadãos brasileiros com mais de 35 anos. Das seis pessoas, duas são eleitas pelo Senado e duas pela Câmara. Os dois últimos são nomeados pelo presidente do país.

 

Quando o presidente Michel Temer decretou a intervenção federal no Rio, ele apresentou posteriormente o decreto para o Conselho da República, que não estava completo porque os seis brasileiros com mais de 35 anos não tinham sido indicados.

 

Nesta quarta-feira a Câmara aprovou também o regime de urgência para o projeto de lei que cria o Sistema Único de Segurança Pública, que vai integrar os governos federal, estaduais e municipais na área, definindo os deveres de cada ente e promovendo cooperação e padronização entre as forças policiais, por exemplo. Com a urgência, o prazo para votação fica mais curto. 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo