Advogados entram no STJ com novo pedido de habeas corpus contra prisão de Lula

01:13 Política, Notícias 06/04/2018 - 08h15 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

A defesa do ex-presidente Lula entrou às 7h desta sexta-feira (6) com um novo pedido de habeas corpus, no Superior Tribunal de Justiça, o STJ.


O Tribunal é a terceira instância do poder Judiciário, acima do TRF-4, o Tribunal Regional Federal da 4º Instância, com sede em Porto Alegre, que condenou Lula há mais de 12 anos de prisão.


O STJ já havia negado ao ex-presidente um outro pedido de habeas corpus preventivo há um mês, quando o juiz Sérgio Moro ainda não havia expedido o mandado de prisão.


Pedidos de habeas Corpus costumam ter rápida tramitação e o STJ deve decidir antes do prazo dado para que Lula se apresente a polícia, hoje, às 17h.


O relator do pedido é o ministro Felix Fischer, responsável pelos casos da Lava Jato no STJ.


No pedido de habeas corpus, a defesa de Lula alega que a prisão foi decretada antes da análise do último recurso na 2ª instância, o que seria ilegal e inconstitucional.


No despacho em que pede a prisão do petista, Moro afirma que os recursos não suspendem a condenação imposta e que o hipotético último recurso constitui apenas, na opinião do magistrado, uma patologia protelatória e que deveria ser eliminada do mundo jurídico.

 

* Texto e áudio atualizados às 9h51 de 06/04/2018 para complemento de informações.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique