Entenda como fica a situação de Lula após a decisão do STF

Justiça

Publicado em 05/04/2018 - 12:43 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Mesmo o Supremo negando o habeas corpus ao ex-presidente Lula, a prisão dele não é imediata. Vai depender ainda do TRF-4 e do juiz Sérgio Moro.

 

É que a defesa do ex-presidente tem até o dia 10, próxima terça-feira, para apresentar os embargos dos embargos de declaração. Esse é o último recurso que pode ser apresentado ao TRF-4, o Tribunal Federal sediado em Porto Alegre e onde tramita o processo.


Somente após a análise desse último recurso que Lula  poderá ser preso. 

 

Isso quer dizer que a decisão final ficará nas mãos do juiz Sérgio Moro.

 

O professor de Direito Penal, Heron Renato, explicou que Moro precisa esperar o ofício do TRF-4.

 

Não há um prazo definido para o TRF4 julgar o último recurso da defesa do ex-presidente, que deve ser apresentado na próxima terça-feira.

 

Mas o tribunal tem mostrado celeridade em relação a este caso.

 


O embargo dos embargos, recurso que ainda cabe à defesa do ex-presidente na 2ª instância, é considerado um recurso meramente burocrático, serve para a defesa pedir explicações sobre possíveis omissões ou incoerências na decisão judicial, mas não muda o mérito da condenação, que pediu mais de 12 anos de prisão ao ex-presidente Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex.

 

* Áudio e texto atualizados às 15h06 de 05/04/18. 

 

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo