Lideranças da Câmara discutem com dirigentes lojistas projeto de cadastro positivo de consumidores

01:28 Política, Notícias 10/04/2018 - 16h35 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

Líderes da base aliada do governo se reuniram nesta terça-feira com dirigentes lojistas e empresários para discutir o projeto que cria o cadastro positivo de consumidores. A reunião foi na casa oficial do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia.

 

O cadastro positivo, se aprovado, vai reunir dados dos consumidores, sobre pagamentos em dia e empréstimos quitados, sem necessidade de autorização prévia. O gestor do banco de dados teria 30 dias para informar o consumidor da inclusão dele no cadastro e, caso não queira disponibilizar as informações, a pessoa terá que pedir a exclusão do registro.

 

Teriam acesso às informações as empresas que a pessoa tem relação, além de bancos e concessionárias de luz, água, gás, entre outras. O líder do democratas, Rodrigo Garcia, aposta que o projeto reduzirá os juros.

 

A medida, porém, recebe críticas de entidades de defesa do consumidor que temem o uso que será feito dessas informacões.

 

Os deputados também discutiram outros projetos na reunião, como o que cria o Sistema Unificado de Segurança Pública e a proposta que estabelece mandatos para os diretores do Banco Central. Um projeto que regulamenta a atividade do lobby também está na pauta do plenário da Câmara para esta semana.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique