Alerj aprova queda de ICMS sobre diesel no Rio

01:31 Política, Notícias 30/05/2018 - 21h10 Rio Embed

Fabiana Sampaio

A alíquota de ICMS sobre o diesel no Rio de Janeiro vai cair de 16 para 12%. A redução do imposto foi aprovada, nesta quarta-feira, pela a Assembleia Legislativa, que votou em discussão única projeto de lei encaminhado pelo Executivo.

 

A proposta - resultado de acordo entre o Palácio Guanabara, representantes de caminhoneiros, transportadoras de combustível e de cargas do estado – seguirá agora para sanção do governador Luiz Fernando Pezão.

 

De acordo com o presidente em exercício da Alerj, deputado André Ceciliano ( PT), a medida iguala a alíquota à dos estados de São Paulo e Espírito Santo.

 

o governo do estado estima que haja queda mensal de arrecadação de  R$ 15 milhões , com a redução da alíquota do ICMS sobre o diesel.

 

No entanto, essa perda pode ser compensada pelo aumento na receita estadual, de cerca de  R$ 30 milhões por mês, depois que a União reajustou as tarifas de energia elétrica em março passado.

 

Além disso, há uma expectativa de que caminhoneiros que abasteciam em estados vizinhos, com alíquota menor, passem a encher o tanque em postos do Rio de Janeiro, melhorando a arrecadação.

 

O presidente da Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Rebuzzi, acompanhou a votação na Alerj e comemorou. Ele aposta que medida vai aumentar a competitividade do Rio de Janeiro, com reflexos positivos na arrecadação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique