Governo quer mais empenho da base no esforço de votações importantes

02:29 Política, Notícias 08/05/2018 - 08h28 Brasília Embed

Kariane Costa

Os lideres da base aliada da Câmara dos Deputados se reuniram nessa segunda-feira (7) com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto. Na pauta do encontro as votações no Congresso, que estão a passos lentos. Das 11 propostas que a equipe econômica listou em fevereiro como prioridades para fortalecer a economia, nenhuma foi aprovada até agora.

 

Ao sair da reunião, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, que é o articulador entre o Planalto e os parlamentares, disse que o governo espera mais empenho dos deputados da base. De acordo com Marun, será proposto ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, um calendário de votações.

 

A ideia é dar prioridade a projetos como o que prevê a adesão automática de bons consumidores ao cadastro positivo, a proposta que reduz a desoneração de alguns setores da economia, e a medida provisória que concede incentivos ao setor de informática.

 

A explicação para a lentidão do Parlamento seria o clima de articulação política para as eleições. Na última semana, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que pretende retomar o ritmo normal de votações nesta semana. Ele ainda afirmou que o Executivo precisa articular melhor sua base na Câmara e que a proposta da reoneração da folha de pagamento corre o risco de ser rejeitada se for colocada em votação neste momento. Já Marun defendeu colocar os textos para votação mesmo que o governo perca.

 

Na avaliação do deputado federal Beto Mansur, do MDB, que também participou da reunião, ainda há tempo de votações. O governo corre contra o tempo, pois a expectativa é que, no início de junho, o Congresso fique ainda mais esvaziado, já que começam a Copa do Mundo, as festas juninas no Nordeste e a campanha para as eleições deste ano,

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique