Raquel Dodge pede que Supremo envie denúncia contra Blairo Maggi para STJ

01:22 Política, Notícias 22/05/2018 - 09h29 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que envie a denúncia contra o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

 

Com a restrição do foro por prerrogativa de função, votado pelo STF no início do mês, a procuradora-geral argumentou que o Supremo perde a competência para julgar esse caso, já que os supostos delitos praticados por Blairro Maggi não ocorreram durante o atual mandato de senador e não tem relação com o exercício parlamentar.

 

A Procuradoria defende que o caso não seja enviado para a primeira instância e sim para o STJ, por envolver o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso Sérgio Ricardo de Almeida, que tem foro no tribunal.

 

O Ministério Público afirma que há provas de pagamento de propinas no valor de até R$ 12 milhões para que um ex-conselheiro do tribunal se aposentasse e, com isso, abrisse uma nova vaga para o órgão responsável pelo controle dos gastos do governo de Mato Grosso.

 

O ministro da agricultura, Blairro Maggi, é acusado de participar de esquema de compra e venda de vagas no Tribunal de Contas do Mato Grosso, quando era governador do estado.


Na época que a denúncia foi apresentada, Blairo Maggi negou as acusações que, segundo ele, causam profunda estranheza e indignação porque o mesmo fato foi objeto de investigação em 2014 e arquivado pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique