STJ envia ação contra governador da Paraíba à Justiça estadual

01:23 Política, Notícias 08/05/2018 - 10h09 Brasília Embed

Graziele Bezerra

Com base na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de restringir o foro privilegiado de deputados e senadores, o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mandou para a Justiça Estadual a ação penal contra o governador da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho.


Pela decisão do STF, a Corte só vai processar e julgar os crimes de parlamentares cometidos durante o mandato e relacionados ao cargo.


Foi com esse argumento e usando o princípio da simetria que o ministro Salomão entendeu que o caso do governador da Paraíba teria de ser enviado para o Tribunal de Justiça do Estado.


Coutinho é investigado por crimes de responsabilidade ocorridos em 2010, quando ele era prefeito de João Pessoa. Portanto, não teria nenhuma relação com o mandato atual.


Esta é a primeira decisão STJ de remeter processos para a instância inferior após o entendimento do Supremo.


Agora, o ministro Salomão vai levar o assunto para que os outros membros do STJ definam casos semelhantes, que envolvam agentes públicos como conselheiros de tribunais de Contas e desembargadores.


Nós não conseguimos contato com o governador, nem com a defesa dele.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique