Texto-base do Cadastro Positivo é aprovado pela Câmara

Projeto de Lei

Publicado em 10/05/2018 - 07:45 Por Kariane Costa - Brasília

Após várias tentativas, a Câmara Federal aprovou por 273 a 150 votos, o texto-base da proposta que torna obrigatória a inclusão de consumidores e empresas no Cadastro Positivo.


O Cadastro Positivo já existe há 7 anos, mas, hoje, a participação do consumidor é voluntária. Os dados sobre pagamentos realizados na data correta são repassados a empresas que formulam uma nota.


O objetivo da medida é permitir que aqueles que pagam as contas em dia tenham acesso a juros menores.


A oposição critica a proposta, pois argumenta que ela coloca em risco o sigilo e a segurança dos dados dos consumidores. A deputada Jandira Feghali, do PCdoB, falou em mercado de dados privado.


O texto aprovado prevê que o Congresso Nacional fará uma avaliação a partir de dados enviados pelo Banco Central, dois anos após a vigência da lei, para verificar se houve redução dos juros ao consumidor conforme o prometido.


Os deputados favoráveis a proposta afirmam que os dados serão protegidos e apostam na redução da taxa de juros, aos bons pagadores. O líder do Democratas, Rodrigo Garcia, defendeu a proposta.


Depois da aprovação dessa quarta-feira (9), ainda faltam ser apreciados os destaques e emendas ao projeto de lei, que serão votados na próxima semana.


Entre os pontos que devem ser discutidos está a inclusão automática dos consumidores no cadastro, que serão notificados em até 30 dias.


Outro ponto polêmico é o que deixa de considerar quebra de sigilo das instituições financeiras o repasse de dados financeiros.


Finalizada a votação de ontem, no Palácio do Planalto o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, comemorou a aprovação da proposta, mesmo antes de serem votados os destaques.


A pauta do Cadastro Positivo, era uma das prioridades do governo para este semestre, que entende que ela pode facilitar o crédito e, assim, estimular o consumo no país.

Últimas notícias
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo
Geral

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo