José Dirceu já está em liberdade

Judiciário

Publicado em 27/06/2018 - 09:19 Por Danyele Soares - Brasília

Já está solto o ex-ministro José Dirceu. Ele deixou, durante a madrugada, o Complexo Penitenciário da Papuda, onde estava preso há um mês, indo direto para seu apartamento em uma área nobre de Brasília.


Dirceu foi solto após decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. Por 3 votos a 1, os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski decidiram que o petista pode aguardar em liberdade o julgamento dos recursos contra a pena de 30 anos de prisão a que foi condenado na Operação Lava Jato. Apenas Edson Fachin votou contra. O ministro Celso de Mello não participou da sessão.


De acordo com as investigações, Dirceu teria recebido propinas em negociações de contratos da Petrobras, no período de 2004 a 2011. Mas a defesa nega. Após a decisão da Segunda Turma, o advogado do petista, Roberto Podval, comemorou e afirmou que o ex-ministro não oferece risco à sociedade.

 

Também em sessão da Segunda Turma, os ministros do Supremo Tribunal decidiram soltar o ex-tesoureiro do Partido Progressista, João Cláudio Genu. Segundo Dias Toffoli, há “plausibilidade jurídica” em um recurso apresentado pela defesa de Genu ao Superior Tribunal de Justiça contra a condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O ex-tesoureiro do PP foi condenado a 9 anos de prisão por corrupção passiva e associação criminosa.

 

* Áudio alterado às 9h40 do dia 27/06/2018 para consolidação de informações. 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo