Pence vem ao Brasil para tratar de Base de Alcântara e situação de crianças separadas

01:49 Política, Notícias 25/06/2018 - 14h43 Brasília Embed

Lucas Pordeus Leon

Em meio à crise gerada pela separação de crianças dos pais imigrantes nos Estados Unidos, o vice-presidente americano, Mike Pence, vem ao Brasil nesta semana. 

 

Esta é primeira visita de uma alta autoridade dos Estados Unidos ao Brasil desde o início do atual governo. Mike Pence tem encontro marcado com o presidente Michel Temer, nesta terça-feira (26), e deve ir a Manaus visitar um abrigo para imigrantes venezuelanos na quarta-feira (27).

 

Segundo o Itamaraty, um dos principais assuntos é a negociação para uma cooperação espacial, que envolve o uso da base militar de Alcântara, no Maranhão, para o lançamento de foguetes americanos. 

 

O Ministério das Relações Exteriores informou ainda que o presidente Michel Temer vai tratar da situação das 49 crianças brasileiras presas nos Estados Unidos e separadas dos pais, detidos ao tentarem entrar no país de maneira ilegal.

 

Em Manaus, depois da visita ao abrigo de imigrantes venezuelanos, o vice de Trump fará um sobrevoo à floresta em torno da capital do Amazonas, se o tempo ajudar. De lá, Mike Pence vai ao Equador. 

 

O subsecretário-geral de Assuntos Políticos Multilaterais da Europa e América do Norte, o embaixador Fernando Simas Magalhães, informou que a viagem à Manaus tem como objetivo conhecer o trabalho do Brasil com os imigrantes venezuelanos.

 

Ainda estão na agenda das negociações o acordo de Previdência Social para que os brasileiros que trabalham nos Estados Unidos possam contar o tempo de serviço para a aposentadoria. A expectativa é que o acordo da Previdência entre em vigor já em outubro.

 

* Título alterado às 07h30 de 26/06/18 para adequar informação. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique