MP investiga exoneração em massa na prefeitura do Rio

Representação

Publicado em 13/07/2018 - 15:39 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro investiga uma possível de exoneração em massa de funcionários da prefeitura da capital, para admissão de pessoas alinhadas à igreja da qual faz parte o prefeito Marcelo Crivella.

 

De acordo com a representação recebida pelo Ministério Público, as irregularidades teriam ocorrido na Casa Civil; nas secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Cultura; além da Fundação Parques e Jardins. O Ministério Público já enviou ofícios para os órgão citados, pedindo a relação completa das pessoas que foram exoneradas e das que foram nomeadas em seguida.

 

A promotora responsável pelo caso, Gláucia Santana, explicou que os cargos comissionados são de livre nomeação e exoneração pelo prefeito, mas o que será apurado é se Crivella usou como critério de escolha o perfil religioso dos nomeados, o que fere o princípio de laicidade do estado.

 

Procurada, a prefeitura do Rio disse apenas que está pedindo respostas a todas as secretarias e órgãos citados no ofício do Ministério Público.

 

Além desta representação, Crivella também enfrenta problemas em outra frente na Justiça, já que o Ministério Público também entrou com ação por improbidade administrativa contra o prefeito. O processo trata de nove situações em que Crivella teria usado o cargo para beneficiar a igreja da qual faz parte ou outras denominações evangélicas, além de desrespeitar a liberdade religiosa e o princípio da laicidade.

 

Na Câmara Municipal, por outro lado, o prefeito obteve uma vitória nesta quinta-feira com a rejeição do pedido de abertura do processo de impeachment, por 29 votos a 16.

 

O caso trata de reunião fechada promovida por Crivella, no Palácio da Cidade, sede oficial da prefeitura, no último dia 4, com representantes de igrejas evangélicas, onde foram feitas promessas de atendimentos de saúde e isenção de IPTU para igrejas. Este encontro inclusive é um dos pontos, abordados na ação proposta pelo Ministério Público.

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo