Presidente do TRF-4 mantém prisão de Lula

TRF-4

Publicado em 08/07/2018 - 21:14 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região Carlos Eduardo Thompson Flores determinou que o ex-presidente Lula continue preso.  Thompson reafirmou decisão da 8ª turma do tribunal e do relator do processo, o desembargador João Gebrahn Neto.

 

Neste domingo, o juiz federal plantonista Rógerio Favreto concedeu habeas corpus ao ex-presidente Lula por considerar que a condenação não transitou em julgado e que a privação de liberdade prejudicaria o direito de liberdade de expressão de Lula, especialmente na condição de pré-candidato à Presidência da República.

 

Logo após a liminar de Favreto, o juiz Sérgio Moro solicitou que a Polícia Federal aguardasse o posicionamento do tribunal e apontou falta de competência do juiz plantonista para atuar no caso. O relator do processo, Gebrahn Neto, chegou a revogar a decisão de Favreto, que na mesma tarde fez novo despacho reafirmando a soltura imediata de Lula.

 

A determinação do presidente do tribunal de manter o ex-presidente preso tenta pôr fim a um impasse jurídico. Em seu despacho, Thompson afirma que ainda é preciso regulamentar casos de conflito de competência, mas em se tratando de casos omissos, a presidência do tribunal tem a prerrogativa de decisão. O magistrado determinou o retorno dos autos ao Gabinete do Desembargador João Pedro Gebran Neto, relator do processo.

 

Na noite deste domingo, a presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffman, disse em nota que o Partido dos Trabalhadores exige o cumprimento da ordem de soltura de Lula, reiterada pelo desembargador Favreto.

 

Nesta segunda-feira, o Conselho Político do Partido dos Trabalhadores vai se reunir em São Paulo para tratar da situação do ex-presidente Lula.

 

Lula está preso desde abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná, por corrupção e lavagem de dinheiro, na ação penal do triplex do Guarujá.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo