PT e movimentos sociais decidem denunciar Moro no CNJ

Diretório Nacional

Publicado em 10/07/2018 - 10:27 Por Eliane Gonçalves - Brasília

O Partido dos Trabalhadores vai denunciar o juiz Sérgio Moro no Conselho Nacional de Justiça. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (9) durante reunião da cúpula do PT, em São Paulo, para avaliar os próximos passos da legenda depois do imbróglio judicial que quase resultou na saída do ex-presidente Lula da prisão.


Nesse domingo (8), um alvará de soltura para Lula foi concedido pelo desembargador Rogério Fraveto, plantonista do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª região.


Mas, em seguida, o juiz Sérgio Moro afirmou em despacho que o desembargador não tinha poderes para autorizar a liberação do ex-presidente.


Após idas e vindas sobre a soltura de Lula, a decisão final para que ele continue preso foi do presidente do TRF-4, desembargador Thompson Flores.


O Partido dos Trabalhadores voltou a questionar a isenção do juiz Sérgio Moro, no julgamento de Lula.


Mesmo de férias no exterior, o juiz foi um dos protagonistas na manutenção da prisão, pedindo à Polícia Federal que a decisão judicial não fosse cumprida. Movimentos sociais ligados ao PT vão questionar a postura de Sérgio Moro, no Conselho Nacional de Justiça.


Para o deputado federal Paulo Teixeira, um dos autores do pedido de habeas corpus para libertar o ex-presidente, Sérgio Moro rasgou a Constituição e tem que ser punido.


“Nossa Constituição ontem (domingo) foi rasgada por esse juiz de primeiro grau e esse tema foi assistido pelos tribunais superiores. O Supremo Triubunal Federal tem a obrigação de colocar os pingos nos 'is'. De colocar ordem na Casa. Ontem, um juiz de primeiro grau bagunçou a Justiça brasileira. Ele tem que ser processado pela Justiça brasileira, ele tem que responder criminalmente, ele tem que ser afastado de suas funções a partir do que ele fez. O contrário é aceitar um Estado de excessão.”


A assessoria de imprensa da Justiça Federal em Curitiba informou que o juiz Sérgio Moro não irá se manifestar sobre a denúncia no Conselho Nacional de Justiça.


Durante a reunião da cúpula do PT, o partido reforçou que Lula será o candidato à Presidência da República e afastou a possibilidade de uma candidatura alternativa.


Segundo a senadora Gleise Hoffmann, presidente do PT, a candidatura do ex-presidente Lula vai ser registrada no dia 15 de agosto.


Militantes estiveram na frente do Diretório Nacional do partido, no centro de São Paulo. Eles também estiveram presentes no acampamento em frente à sede da Polícia Federal, em Curitiba, onde Lula está preso há três meses.

Últimas notícias
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo