Quem está fora do domicílio eleitoral deve pedir até hoje segunda via do título

01:33 Política, Notícias 08/08/2018 - 10h28 Brasília Embed

Priscilla Mazenotti

Hoje (8) é o último dia para quem estiver fora do domicílio eleitoral pedir a segunda via do título de eleitor em qualquer cartório eleitoral, caso tenha sido roubado ou perdido o documento, por exemplo.


Para isso, é preciso levar um documento de identificação original com foto, como a carteira de identidade ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Mas atenção: é preciso informar se o título deverá ser entregue na zona eleitoral original ou na cidade em que o pedido está sendo feito.


Para quem está no próprio domicílio eleitoral e precisa tirar a segunda via do documento, o prazo vai até o dia 27 de setembro, ou seja, dez dias antes do primeiro turno das eleições.


Outra data importante e que já está perto é o dia 23 de agosto, último dia para pedir o voto em trânsito. Neste caso, somente para localidades acima de 100 mil eleitores. Lembrando que o voto em trânsito é válido apenas para presidente da República.


Vinte e três de agosto também é o último dia para eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida pedirem a transferência temporária para outro local que tenha acessibilidade, caso não tenha se inscrito em seções adaptáveis às condições de mobilidade.


A data também vale para pedir habilitação para voto em estabelecimentos prisionais e unidades de internação de adolescentes.


Quem tiver dúvidas ou precisar consultar a situação do título deve acessar o site tse.jus.br.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique