TRE do Rio alerta sobre a disseminação de fake news

Internet

Publicado em 24/08/2018 - 20:31 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A disseminação de notícias falsas na internet, conhecidas como fake news, é apontada como um dos grandes desafios enfrentados pela Justiça Eleitoral. 

 

Para tratar desse tema, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio realizou nesta sexta-feira o terceiro encontro que faz parte da série “Práticas influenciadores no resultado das eleições”. O encontro, idealizado pela Escola Judiciária Eleitoral, contou com a presença de magistrados, membros do Ministério Público e servidores do Tribunal.

 

O Brasil ainda não possui lei especifica para tratar o assunto, mas o ato de produzir ou compartilhar notícias falsas pode ser caracterizado como calúnia, injúria ou difamação. Já existe também um Projeto de Lei do Senado Federal que propõe criminalizar a divulgação de fake news , com pena que pode chegar a três anos de prisão.

 

O juiz responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral na internet, Daniel Vianna Vargas, afirmou que para garantir a lisura do pleito e o direito do cidadão ao voto livre é preciso agir contra os boatos e mentiras. 

 

O juiz de Direito Marcello Rubioli disse que as dificuldades começam com a difícil tarefa de identificar quais notícias são ou não falsas.

 

O tema também foi eleito como prioritário pelo  ministro Luiz Fux, que chegou a dizer, em uma palestra sobre o assunto, que se o resultado de uma eleição for fruto de uma fake News, o Código Eleitoral prevê inclusive a possibilidade de anulação do pleito.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo