Idosos do Norte ultrapassam média nacional dos que não foram às urnas em 2014

02:01 Política, Notícias 04/09/2018 - 12h40 Brasília Embed

Anna Luisa Praser

Ao menos 71% da população acima de 70 anos resolveu não votar no Pará em 2014. No Amazonas também não foi muito diferente, 70% deixaram de ir às urnas. E o Maranhão também não ficou muito atrás: 68% dos idosos com voto facultativo.


Esses três estados ficaram um pouco acima da média nacional de abstenção nessa faica de idade de cerca de 60% por unidade federativa, como divulgou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Dona Vera Pinheiro, de 84 anos, não vai seguir um caminho diferente nestas eleições.


Para Diogo Rais, professor de Direito Eleitoral, alguns dos motivos para o desinteresse entre os idosos são a falta de incentivo e de representatividade.


A projeção feita pelo TSE é que neste ano 9% dos eleitores brasileiros estejam acima dos 70 anos idade. De acordo com estimativa do IBGE, pessoas acima de 65 anos devem representar um quarto da população brasileira em 2060.


Porém, segundo o professor, as políticas voltadas aos idosos deixa a desejar:


O Amapá foi o estado brasileiro que teve maior participação dos idosos nas eleições: 69% da população acima dos 70 anos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique