Ministro do STF, Luis Fux, proíbe entrevista de Lula

STF

Publicado em 30/09/2018 - 15:30 Por Danyele Soares - Brasília (DF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, proibiu o jornal Folha de São Paulo e a jornalista Mônica Bergamo de entrevistarem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

A decisão de Fux suspende os efeitos de uma liminar anterior concedida pelo ministro, Ricardo Lewandowski, que autorizava a entrevista.


 
Fux atendeu a um pedido do Partido Novo e a suspensão vale até decisão definitiva do plenário da Suprema Corte.

 

A legenda questionava a entrevista, dizendo que havia um elevado risco de que a divulgação da reportagem causaria desinformação às vésperas do primeiro turno das eleições.


 
Na decisão, Fux afirma que a entrevista poderia gerar confusão no eleitorado, sugerindo que o ex-presidente estivesse se apresentando como candidato ou praticando atos de campanha, o que foi negado pela justiça. Lula teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral.


 
O advogado da Folha de São Paulo, Luís Francisco Carvalho Filho, contestou a decisão do ministro Fux. Classificou a determinação como o mais grave ato de censura desde o regime militar. E afirmou que revela uma visão mesquinha da liberdade de expressão.

Últimas notícias
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo