Registro de candidatura de Jair Bolsonaro é aprovado no TSE

01:32 Política, Notícias 06/09/2018 - 15h44 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Durante a sessão plenária desta quinta-feira, o TSE, Tribunal Superior Eleitoral, aprovou, por unanimidade, o registro do candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, do PSL. Com isso, os ministros analisaram a última candidatura, entre os presidenciáveis.

 

Bolsonaro é candidato pela coligação 'Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos', e o registo dele teve dois pedidos de impugnação, incluindo o de um advogado.

 

Segundo a “notícia de inelegibilidade” - que é o pedido de impugnação feito por pessoa civil -, Bolsonaro é réu em processo criminal que tramita  no Supremo Tribunal Federal, acusado de injúria e apologia ao estupro e, por isso, não pode concorrer às eleições.

 

O relator do registro de Bolsonaro no TSE, ministro Og Fernandes, recusou o pedido e argumentou que a lei não impede candidaturas de pessoas que respondem a processo e que estejam sem condenação. Depois disso, os outros seis ministros seguiram o voto do relator e aprovaram o registro do candidato.

 

Na mesma sessão, foi aprovado o registro de candidatura do vice na chapa de Bolsonaro, o general da reserva Hamilton Mourão.

 

Do total de treze registros analisados pelo TSE, doze foram aprovados e apenas o do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi barrado. A decisão foi tomada no último fim de semana, depois que a Justiça eleitoral recebeu dezesseis pedidos de impugnação da candidatura de Lula, vindos de candidatos, sociedade civil e da Procuradoria-Geral da República.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique