Eleições 2018: congressistas não reeleitos voltam ao trabalho em clima de despedida

01:52 Política, Notícias 10/10/2018 - 13h00 Brasília Embed

Graziele Bezerra

Dezenas de deputados e senadores estão em clima de despedida no Congresso e os trabalhos podem avançar pouco durante a semana.

 

Por enquanto, a maior preocupação dos partidos é definir para quem vão declarar apoio no segundo turno: Haddad, do PT, ou Bolsonaro, do PSL. E as energias e reuniões se concentram neste sentido.

 

Mesmo assim, as duas casas tentam manter um ritmo mínimo de movimentação e votação.

 

Na Câmara dos Deputados, onde a renovação foi de quase metade do parlamento – 47% -, os esforços de hoje são para votar o cadastro positivo e a proposta que permite ao capital estrangeiro controlar empresas aéreas com sede no país.

 

A análise dessas propostas estava prevista para ontem (9), mas foi adiada.

 

Sem agenda nesta manhã, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), reeleito deputado pelo Rio de Janeiro, só deve marcar presença na Casa no período da tarde.

 

No Senado, onde o presidente Eunício Oliveira (PMDB) não conseguiu renovar o mandato por mais oito anos, a promessa é destrancar a pauta com a votação da Medida Provisória (MP) da Renegociação de Dívidas Rurais.

 

O texto permite a repactuação de débitos, aumenta prazos e concede mais descontos para a quitação das dívidas.

 

Também estão na pauta temas como a privatização de distribuidoras de energia elétrica, o financiamento para a recuperação de áreas degradadas e a validade de receitas médicas e odontológicas, além de sete acordos internacionais.

 

Um troca-troca de cadeiras marcou as eleições deste ano no Senado. Dezesseis recém-eleitos vieram da Câmara. Por outro lado, quatro senadores foram eleitos deputados.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique