Senado proíbe venda de distribuidoras da Eletrobras

Política

Publicado em 17/10/2018 - 08:05 Por Kariane Costa - Brasília

Por 34 votos a 18, o plenário do Senado rejeitou nessa terça-feira (16) o projeto de lei que facilitaria a venda de distribuidoras da Eletrobras, nas regiões Norte e Nordeste.

 

Na opinião do senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas, se a proposta fosse aprovada da forma que está a dívida da empresa amazonense seria repassada para a população.

 

"Existem situações graves e críticas nessa matéria que não estavam contempladas nesse projeto de lei. Se esse projeto de lei fosse aprovado como veio para o Senado, no caso do Amazonas, por exemplo, ficariam R$ 21 bilhões a descoberto que obviamente só poderiam ser pagos através de uma revisão tarifária extraordinária".

 

Eduardo Braga acredita que a rejeição cria uma insegurança jurídica que pode inviabilizar a assinatura dos contratos das empresas que já foram leiloadas.

 

Já o senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco e líder do Governo no Senado, defendeu a aprovação do projeto e disse que a venda das distribuidoras geraria benefícios para o consumidor.

 

"Através desse projeto de lei se permite que geradores com custo menor possam gerar energia impedindo o acionamento das térmicas, de custo mais caro. Portanto, a votação do projeto de lei é em benefício do consumidor brasileiro e não o contrário."

 

Em relação à divida da empresa amazonense, Fernando Bezerra afirmou que não há risco do custo ser repassado à população, pois há uma cláusula no edital que impede o repasse.

 

Das seis distribuidoras, o governo já realizou o leilão de quatro: a Cepisa, Companhia Energética do Piauí; a Eletroacre, Companhia de Eletricidade do Acre; a Ceron, Centrais Elétricas de Rondônia, e a Boa Vista Energia, que atende Roraima.

 

Procuradas, as empresas não se manifestaram até o fechamento desta reportagem.

 

Em nota, o Ministério do Planejamento afirmou que as distribuidoras que ainda não foram leiloadas, a Companhia Energética de Alagoas (Ceal) e a Amazonas Energia não possuem contrato de concessão vigente, prestando o serviço de forma precária e temporária e que isso só poderá ser feito até 31 de dezembro deste ano, conforme deliberação da Eletrobras.

 

A nota informa que sem a venda das distribuidoras, o caminho natural é a dissolução das companhias e a licitação da concessão de forma separada.

Últimas notícias
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo