TRE-RJ espera menos filas no segundo turno das eleições

Votação

Publicado em 18/10/2018 - 15:42 Por Lígia Souto - Brasília

A diretora do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Adriana Brandão, disse que a expectativa é que as filas sejam menores nesse segundo turno das eleições 2018, a ser realizado no dia 28.

 

A diretora anunciou nesta quinta-feira os procedimentos adotados para evitar o problema, que foi constatado em diversas zonas eleitorais do estado nas votações do último dia 7. Entre as novas medidas, o treinamento de mesários, o reforço na sinalização dos locais de votação, além do apoio de servidores do TRE.

 

Adriana Brandão acredita que o novo pleito será mais tranquilo também devido ao menor número de candidatos que serão escolhidos e a maior familiaridade com o local das sessões eleitorais.

 

O pedido de identificação digital pegou os eleitores de surpresa no primeiro turno e acabou aumentando o tempo de votação. A diretora informou que cerca de 6 milhões e 700 mil eleitores no estado estão aptos a votar pela biometria.

 

Cinco  milhões e meio tiveram os dados validados nesse primeiro turno, sendo três milhões e duzentos mil pelo cadastro obtido por meio de um convênio com o Detran, Departamento Estadual de Trânsito do Rio. Adriana Brandão acredita que nesse segundo pleito, o número de validações será ainda maior e explicou que a intenção é que a confirmação digital faça parte do processo a partir de agora.

 

A diretora do TRE alertou, ainda, a respeito da divulgação de fake News sobre as urnas eletrônicas, orientando os eleitores que confirmem a veracidade das informações antes de passá-las adiante.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo