TSE confirma candidatura de Dilma Rousseff ao Senado

Justiça Eleitoral

Publicado em 04/10/2018 - 13:10 Por Sayonara Moreno - Brasília

Por unanimidade, os sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantiveram a permissão para que a ex-presidenta Dilma Rousseff concorra ao cago de senadora pelo estado de Minas Gerais.

 

Em sessão nesta quinta-feira (4), todos os ministros da corte seguiram o voto do relator, Luís Roberto Barroso. Ele argumentou que o TSE não tem competência para modificar uma determinação do Senado tomada em 2016.

 

Naquele ano, Dilma Rousseff sofreu impeachment do cargo de presidente da República e, mesmo perdendo o direito de continuar no cargo, ela não perderia os direitos políticos pelos oito anos seguintes.

 

O registro de candidatura de Dilma chegou a ser aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais e pelo menos dez recursos foram apresentados contra a candidatura dela.

 

Por isso, o TSE manteve a permissão para que ela concorra, porque o julgamento da inelegibilidade após o impeachment caberia ao Supremo Tribunal Federal (STF), já que a penalidade foi anulada pelo Senado, na época do impeachment.

Últimas notícias
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo