Bolsonaro diz que não deve haver fusão das áreas Agricultura e Meio Ambiente

02:10 Política, Notícias 01/11/2018 - 18h46 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

Diferente do que foi cogitado nos últimos dias, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, assegurou que as pastas do Meio Ambiente e da Agricultura devem integrar Ministérios distintos em seu governo.


A afirmação foi feita nesta quinta-feira, durante entrevista a emissoras de TV católicas.


Bolsonaro destacou, no entanto, que não quer um ministro "xiita" para o Meio Ambiente, numa referência a posicionamentos radicais em relação à conservação da natureza. na sua avaliação isso não pode ser um obstáculo ao progresso do país.


O projeto de fusão da Agricultura e do Meio Ambiente, que chegou a ser dado como certo por políticos próximos ao futuro presidente, gerou críticas e repercutiu negativamente nos dois setores.


Em nota, o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, afirmou que recebeu “com surpresa e preocupação o anúncio da fusão”. Na nota, Duarte argumenta que os ministérios “têm agendas próprias, que se sobrepõem apenas em uma pequena fração de suas competências”.O ministro destacou que a área ambiental necessita de estrutura própria e fortalecida porque exerce funções específicas, como combate ao desmatamento e incêndios florestais, e no que diz respeito a energias renováveis, licenciamento e poluição do ar.


No Congresso Nacional, a Frente Parlamentar Ambientalista “manifestou total repúdio” à proposta, prometendo, inclusive, recorrer à Justiça, caso o governo eleito não mudasse de ideia.

 

Também para o Observatório do Clima, o anúncio representou “o início do desmonte da governança ambiental do Brasil” por que “submete o órgão regulador ao setor regulado”.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique