Candidatos e partidos têm até sábado para prestar contas à Justiça Eleitoral

01:29 Política, Notícias 15/11/2018 - 13h39 Brasília Embed

Graziele Bezerra

Os candidatos e partidos políticos que disputaram o segundo turno têm até as sete da noite deste sábado para prestar contas da campanha à Justiça Eleitoral.


 
Tanto os que foram candidatos à presidência quanto os que concorreram a algum governo de estado devem comprovar os ganhos e gastos de campanha.


 
Em âmbito estadual, 28 candidatos a governador e vices de 17 Estados e do Distrito Federal deverão apresentar o documento.


 
Jair Bolsonaro e o partido dele, o PSL, já entregaram as prestações de contas ao Tribunal Superior Eleitoral, que vai julgar a documentação. Mas antes disso, a campanha do presidente eleito terá que esclarecer inconsistências identificadas pelo tribunal.


 
Prestar essas informações é uma etapa obrigatória para que Bolsonaro seja diplomado no dia 10 de dezembro.


 
Na prestação de contas devem constar o total de recursos arrecadados, as despesas de campanha nos dois turnos e os órgãos partidários que doaram ou tiveram gastos com as candidaturas.


 
Quem não prestar contas fica impedido de obter certidão de quitação eleitoral e não poderá ser diplomado. Já o partido perde direito aos recursos do fundo partidário.
 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique