Jair Bolsonaro toma posse nesta terça-feira como 38º presidente do Brasil

02:18 Política, Notícias 01/01/2019 - 05h40 Brasília Embed

Kariane Costa

Jair Bolsonaro toma posse nesta terça-feira (1º), em Brasília, como o 38º presidente da República Federativa do Brasil.

 

Bolsonaro tem 63 anos e foi eleito com mais de 57 milhões de votos.

 

Ele chega à Esplanada acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. O cortejo presidencial passa pela Esplanada dos Ministérios, a partir das 14h. Ainda não foi confirmado se o desfile será em carro aberto, o Rolls Royce preto.

 

O vice-presidente eleito general Hamilton Mourão segue em outro carro, acompanhado da esposa, Paula Mourão.

 

A cerimônia de posse começa às 15h e tem início no Congresso Nacional. Lá, Jair Bolsonaro e o vice, o general Hamilton Mourão, fazem o juramento e assinam o termo de posse.

 

Jair Bolsonaro fará, então, um pronunciamento aos parlamentares e demais autoridades, em seguida será executado o Hino Nacional. Na sequência, haverá uma salva de tiros, e o presidente fará a revista das tropas, na rampa do Congresso Nacional.

 

Por volta das 16h30, Bolsonaro e a primeira-dama Michelle seguem de carro para o Palácio do Planalto. Lá, ele recebe das mãos do presidente Michel Temer a faixa de presidente da República.

 

Já no Parlatório do Palácio do Planalto, acontece o mais importante discurso, onde o presidente fala pela primeira vez aos brasileiros.

 

Depois, Bolsonaro, o vice-presidente e as esposas recebem os cumprimentos dos chefes de Estado no salão leste do Palácio.

 

Na sequência, serão nomeados os 22 ministros de Estado, que posam para uma fotografia oficial ao lado do agora presidente.

 

O dia termina com o último cortejo presidencial por Brasília, dessa vez em carro fechado, do Palácio do Planalto para o Palácio do Itamaraty, onde Jair  Bolsonaro e a primeira-dama recebem convidados, entre eles chefes de Estado, para uma recepção fechada.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique