Operação Furna da Onça: Cabral e dez deputados são denunciados por esquema de propina

01:49 Política, Notícias 14/12/2018 - 15h04 Brasília Embed

Ícaro Matos

O Ministério Público Federal denunciou à Justiça nesta sexta-feira (14) dez deputados estaduais do Rio de Janeiro, o ex-governador do estado Sérgio Cabral e outras 18 pessoas, entre ex-secretários de Estado, atuais e ex-assessores na Assembleia Legislativa do Rio e gestores de órgãos públicos estaduais.

 

Os denunciados são acusadas de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa em esquemas envolvendo nomeações viciadas e pagamentos de propinas a deputados em troca de apoio aos governos Cabral e Pezão.

 

O esquema foi revelado pela Operação Furna da Onça, deflagrada no dia 8 de novembro, e movimentou pelo menos R$ 54 milhões. O dinheiro da propina vinha do sobrepreço de contratos para obras no Rio, com recursos estaduais e federais.

 

De acordo com o Ministério Público Federal, os envolvidos receberam propina para atuar em votações na Alerj, de acordo com os interesses do grupo chefiado pelo ex-governador Sérgio Cabral e pelos ex-presidentes da Alerj Jorge Picciani e Paulo Melo, todos do MDB.

 

Outra forma de comprar o apoio dos deputados era através do loteamento de cargos em diversos órgãos públicos do estado, principalmente no Detran, onde os parlamentares podiam indicar funcionários comissionados ou mesmo terceirizados.

 

Também estavam envolvidos no esquema os deputados André Correa (DEM), Edson Albertassi (MDB), Chiquinho da Mangueira (PSC), Coronel Jairo (SD), Luiz Martins (PDT), Marcelo Simão (PP), Marcos Abrahão (Avante) e Marcus Vinicius “Neskau” (PTB).

 

O caso agora será analisado Pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que vai decidir se acolhe a denúncia e instaura o processo penal.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique