Temer assina extradição de Cesare Battisti

Justiça

Publicado em 14/12/2018 - 19:30 Por Kariane Costa - Brasília

O presidente Michel Temer assinou nesta sexta-feira (14) o decreto que autoriza a extradição do italiano Cesare Battisti.

 

A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto.

 

Ainda nesta sexta, o Deputado Federal do PPS, Rubens Bueno - presidente do grupo parlamentar Brasil-Itália - enviou um oficio à Presidência solicitando a assinatura do decreto.

 

Nessa quinta-feira (13), o ministro do SupremoTribunal Federal, Luiz Fux, mandou prender o italiano.

 

Até o momento, a Polícia Federal ainda não cumpriu a ordem já que Battisti não foi localizado em seu endereço, na cidade litorânea de Cananeia, em São Paulo.

 

Battisti é acusado pela Interpol por ter cometido os crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

 

Em outubro do ano passado, Battisti foi preso quando tentava atravessar a fronteira entre Brasil e Bolívia, na cidade de Corumbá (MS), portando cerca de R$ 25 mil em moeda estrangeira, segundo o relato da Polícia Rodoviária Federal.

 

A defesa de Battisti recorreu da decisão do ministro do STF.

 

Os advogados Igor Tamasaukas e Otávio Maziero pediram que Fux reconsidere a ordem de prisão ou ao menos a suspenda até que o plenário do Supremo julgue se o italiano pode ser extraditado ou não.

 

A defesa alega que já se passaram mais de cinco anos desde a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que impediu a extradição do ativista, consolidando o direito de que ele permaneça no país, segundo a defesa.

 

Os advogados argumentam ainda que ele constituiu família e tem um filho brasileiro, motivo pelo qual não poderia ser extraditado.

 

Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália por 4 homicídios nos anos 70.

 

E, chegou em 2004 ao Brasil, onde foi preso três anos depois.

 

Em 2007, a Itália pediu a extradição dele e, no fim de 2009, a suprema corte deixou a palavra final ao presidente da República.

 

Na época, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou a extradição.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo