Temer assina extradição de Cesare Battisti

02:20 Política, Notícias 14/12/2018 - 19h30 Brasília Embed

Kariane Costa

O presidente Michel Temer assinou nesta sexta-feira (14) o decreto que autoriza a extradição do italiano Cesare Battisti.

 

A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto.

 

Ainda nesta sexta, o Deputado Federal do PPS, Rubens Bueno - presidente do grupo parlamentar Brasil-Itália - enviou um oficio à Presidência solicitando a assinatura do decreto.

 

Nessa quinta-feira (13), o ministro do SupremoTribunal Federal, Luiz Fux, mandou prender o italiano.

 

Até o momento, a Polícia Federal ainda não cumpriu a ordem já que Battisti não foi localizado em seu endereço, na cidade litorânea de Cananeia, em São Paulo.

 

Battisti é acusado pela Interpol por ter cometido os crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

 

Em outubro do ano passado, Battisti foi preso quando tentava atravessar a fronteira entre Brasil e Bolívia, na cidade de Corumbá (MS), portando cerca de R$ 25 mil em moeda estrangeira, segundo o relato da Polícia Rodoviária Federal.

 

A defesa de Battisti recorreu da decisão do ministro do STF.

 

Os advogados Igor Tamasaukas e Otávio Maziero pediram que Fux reconsidere a ordem de prisão ou ao menos a suspenda até que o plenário do Supremo julgue se o italiano pode ser extraditado ou não.

 

A defesa alega que já se passaram mais de cinco anos desde a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que impediu a extradição do ativista, consolidando o direito de que ele permaneça no país, segundo a defesa.

 

Os advogados argumentam ainda que ele constituiu família e tem um filho brasileiro, motivo pelo qual não poderia ser extraditado.

 

Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália por 4 homicídios nos anos 70.

 

E, chegou em 2004 ao Brasil, onde foi preso três anos depois.

 

Em 2007, a Itália pediu a extradição dele e, no fim de 2009, a suprema corte deixou a palavra final ao presidente da República.

 

Na época, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou a extradição.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique