Bolsonaro recebe representantes de quatro países no Palácio do Planalto

02:27 Política, Notícias 02/01/2019 - 17h16 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Depois de participar da transmissão de cargo a quatro novos ministros no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro recebeu representantes de quatro países, nesta quarta-feira (2).

 

O presidente de Portugal, Marcelo de Sousa, ao fim do encontro, definiu a reunião como positiva e disse que não levou conselhos ao presidente do Brasil e sim, tratou de acordos bilaterais entre os países. Um deles foi sobre o respeito à comunidade brasileira em Portugal e à portuguesa, no Brasil.

 

O presidente de Portugal destacou a Bolsonaro a importância de um acordo bilateral, também entre os blocos econômicos: União Europeia e Mercosul.

 

Em nota, o Palácio do Planalto informou que, no encontro com o ministro das Relações Exteriores dos Estados Unidos, Mike Pompeo, foi discutida a importância do Brasil para a política externa norte-americana.

 

Na ocasião, foi mencionado que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deseja receber Jair Bolsonaro em Washignton e também visitar o Brasil.

 

Na mesma nota, foram citados os temas que devem ser aprofundados na relação entre os dois países: comércio, educação, segurança e defesa.

 

Além disso, o ministro norte americano pediu que Bolsonaro coopere com a questão da crise na Venezuela.

 

Segundo o Planalto, Bolsonaro correspondeu ao pedido e disse que também se preocupa com o assunto e com a estabilidade da América do Sul.

 

Em relação à questão da migração, o presidente Jair Bolsonaro sinalizou que pretende anular a adesão do Brasil ao Pacto Global Sobre Migrações.

 

O Presidente Bolsonaro também se encontrou com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban e o vice-presidente do parlamento Chinês, Ji Bingxuan. Todas as reuniões foram separadas.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique