Entenda como será a sessão solene de posse do novo presidente da República no Congresso

01:32 Política, Notícias 01/01/2019 - 13h22 Brasília Embed

Graziele Bezerra

A abertura da sessão solene de posse, no Plenário da Câmara dos Deputados, está prevista para as 15h e deve durar cerca de 45 minutos.

 

Jair Bolsonaro será recepcionado pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, Eunício Oliveira. Depois, recebe os cumprimentos do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Tófolli, e da procuradora-geral da República, Raquel Dogde, no Salão Negro.

 

O Termo de Posse é lido por um dos integrantes da Mesa no Plenário do Congresso Nacional, que é o plenário da Câmara dos Deputados.

 

Jair Bolsonaro faz, então, o Compromisso Constitucional perante o Congresso Nacional e assina o Termo de Posse.

 

O presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira, declara, então, a posse da chapa. E, por fim, Jair Bolsonaro faz seu primeiro discurso como presidente empossado.

 

O roteiro também prevê um discurso do presidente do Congresso Nacional e a sessão termina. Nesse discurso, tradicionalmente, o presidente recém-empossado manda uma mensagem aos parlamentares e sinaliza como será o trabalho junto aos deputados e senadores.

 

Depois, daqui é que ele vai para o Palácio do Planalto, onde vai receber a faixa presidencial.

 

Jair Bolsonaro é o segundo político eleito presidente da República durante o exercício do mandato de deputado federal. O primeiro foi Jânio Quadros, que era deputado federal pelo Paraná quando se elegeu presidente em 1960.

 

Cinco políticos viraram presidentes enquanto exerciam mandato de senador: Prudente de Morais, eleito em 1894; Epitácio Pessoa, em 1919; Washington Luís, em 1926; Getúlio Vargas, em 1950; e Fernando Henrique Cardoso, em 1994.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique