Esquema de desvio de verba da merenda escolar é investigado em município de Mato Grosso

01:55 Política, Notícias 31/01/2019 - 12h40 Brasília Embed

Bianca Paiva

A Polícia Federal deflagrou nessa quarta-feira (30), em Mato Grosso, a Operação Tapiraguaia, que investiga um esquema de fraudes e desvios de recursos públicos federais destinados à merenda escolar no município de Confresa, entre 2015 e 2016.

 

O trabalho conta com a parceria da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério Público Federal (MPF).

 

Foram cumpridos mais de 60 mandados de busca e apreensão em quatro cidades do estado: Cuiabá, Juara, Porto Alegre do Norte, além de Confresa, e ainda em Dourados, em Mato Grosso do Sul, e Goiânia, no estado de Goiás.

 

Segundo a CGU, a Justiça decretou ainda o sequestro de bens, valores e imóveis dos envolvidos, a suspensão da função pública de servidores municipais, além da proibição de acesso ou frequência à prefeitura de Confresa.

 

A Controladoria informou que as investigações iniciaram em 2017, a partir de uma fiscalização do órgão na execução do Programa Nacional de Alimentação (Pnae) pelo município. Também há indícios de desvios nas áreas da saúde e de infraestrutura de Confresa. 

 

Os prejuízos calculados até o momento são de cerca de R$ 4,5 milhões.

 

O Ministério Público Federal em Mato Grosso informou que, após a análise do material apreendido e com base na quebra de sigilo bancário, vai ingressar com ações criminais e de improbidade administrativa.

 

Em nota, a prefeitura declarou que as investigações tratam de fatos verificados na gestão anterior e que está colaborando com a Polícia Federal. O prefeito Ronio Condão disse também que determinou o levantamento de todas as obras inacabadas na cidade e realizou termos de ajustamento de conduta para que sejam concluídas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique