Governo cria Secretaria Especial de Modernização do Estado

02:58 Política, Notícias 22/01/2019 - 20h33 Brasília Embed

Kariane Costa

Serviços públicos mais ágeis e mais transparência nas ações do governo federal, prioridades anunciadas pelo presidente Jair Bolsonaro, serão o foco da recém-criada Secretaria Especial de Modernização do Estado.

 

A nova pasta faz parte da estrutura da Secretaria-Geral da Presidência da República e ficará sob o comando de Márcia Amorim.

 

A secretaria tem como missão tirar do papel projetos que foram abandonados em gestões anteriores como a unificação dos documentos em uma identidade digital.

 

A ideia de criar uma base digital que unifique documentos como RG, CPF, carteira de habilitação e carteira de trabalho é promessa antiga de governos anteriores, mas nunca se conseguiu ser colocada em prática.

 

A articulação da base digital já está em curso e envolve outras pastas como os ministérios da Justiça; da Economia; da Ciência, Tecnologia.

 

Em entrevista exclusiva à Rádio Nacional, a secretária Márcia Amorim explica que a ideia da secretaria é dar mais agilidade e transparência aos serviços públicos.

 

Márcia Amorim diz que há projetos nas áreas da educação e saúde que devem passar por esse processo de modernização que inclui enxugar as estruturas. A secretária diz ainda que há ações previstas a curto e longo prazo.

 

Gustavo Bebbiano, ministro da Secretaria-Geral, já havia anunciado que a principal tarefa de sua pasta era focar na desburocratização do estado.

 

Ainda de acordo com Márcia Amorim, a verba da nova secretaria virá do enxugamento da estrutura do governo.

 

Há ainda a expectativa de participação da iniciativa privada na construção orçamentária. Nesse caso, um pool de investidores poderá investir em alguma ação específica proposta pelo governo, segundo a secretária.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique