Início do ano legislativo tem posse de novos parlamentares e eleição das mesas diretoras

01:51 Política, Notícias 28/01/2019 - 17h46 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

O ano legislativo de 2019 começa nesta sexta-feira com a posse dos novos parlamentares e a eleição para as mesas diretoras da Câmara e do Senado.

 

Entre os candidatos, há velhos conhecidos, como Renan Calheiros, do MDB alagoano, presidente do Senado por duas vezes, e o deputado Rodrigo Maia, do Democratas fluminense, que tenta a  reeleição para presidência da Câmara.

 

Rodrigo Maia aparece como favorito porque conseguiu o apoio formal de 12 partidos, entre eles o PSL, do presidente Jair Bolsonaro. Maia também conseguiu o apoio oficial da bancada do PSDB e do oposicionista PDT. Os 12 partidos que indicaram apoio a Maia somam 283 deputados. São necessários 257 votos para vencer a disputa no primeiro turno.

 

Por fora, correm os demais oito candidatos. Entre eles, o atuam vice-presidente da Câmara, deputado Fábio Ramalho, do MDB mineiro, o alagoano Arthur Lira, do PP, o ex-ministro de Temer e deputado federal Ricardo Barros, também do PP, além do PSOLista Marcelo Freixo, do Rio, e Marcel Van Hatten, do partido Novo gaúcho.

 

No Senado, a disputa será primeiro dentro do MDB. A legenda tem dois candidatos à presidência da Casa, além de Renan Calheiros, a sul-mato-grossense Simone Tebet, que tenta conseguir a preferência dos colegas. A bancada deve decidir entre os dois até sexta-feira.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique