Rafael Prudente convoca sessão extraordinária para votar pacote da saúde no Distrito Federal

01:49 Política, Notícias 23/01/2019 - 07h40 Brasília Embed

Anna Luisa Praser

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rafael Prudente, do MDB, convocou para a próxima quinta-feira uma sessão extraordinária para votar o pacote de medidas emergenciais do governo, que inclui assuntos relacionados à segurança e à saúde.

 

Hoje pela manhã um novo texto foi apresentado com modificações importantes: a proposta que antes previa adoção do modelo de gestão do Hospital de Base para toda a rede de saúde do DF, reduziu as alterações a seis UPAS e três hospitais.

 

Esse projeto tem encontrado resistência. Tanto parlamentares quanto sindicalistas têm criticado duramente a proposta, que não deixa claro os impactos financeiros, a eficiência do modelo e o destino que será dado a carreiras de servidores públicos concursados.

 

A falta de diálogo entre o chefe do executivo, a sociedade civil e as entidades de classe, é um dos pontos sensíveis e que tem abalado relações. De acordo com sindicalistas, a pressa em aprovar o projeto, sem o devido debate, pode causar ainda mais transtornos para a saúde.

 

Ontem, durante reunião convocada com parlamentares e membros do governo, deputados chegaram a dizer que o texto apresentado na última quinta-feira não tinha condições para tramitar. De acordo com alguns deputados, da oposição e que se declaram independentes, a pressa em aprovar o projeto resultou na entrega de uma redação incompleta e confusa, que não esclarecia pontos importantes para a aprovação do projeto.

 

O secretário de Saúde, Osnir Okumoto, foi à reunião para tentar convencer os parlamentares sobre a necessidade de aprovação imediata da proposta e negou que o projeto vá prejudicar servidores de carreira da Secretaria de Saúde. Ele também declarou que está aberto ao diálogo e a sugestões. 

 

Agora, o novo texto será analisado juntamente com outras medidas, como a que estabelece pagamento de gratificação para policiais civis e a que reabre delegacias em todo o DF.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique