Aliados do governo querem antecipar instalação das comissões na Câmara

01:53 Política, Notícias 21/02/2019 - 15h34 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

A expectativa de líderes partidários da Câmara dos Deputados era de que as 25 comissões temáticas da Casa fossem instaladas depois do carnaval.


Mas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), quer antecipar a instalação da Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, para próxima terça-feira (26).


É na CCJ onde começa a tramitação da reforma da Previdência. A comissão debate se há inconstitucionalidade nos projetos, sem entrar no mérito das propostas.


O líder do DEM na Câmara, Elmar Nascimento, acredita que é possível até mesmo instalar as 25 comissões já na próxima semana.


Já o vice-líder do PT na Casa, deputado Carlos Zaratini (SP), duvida que a CCJ seja instalada antes do carnaval porque a negociação pela Presidência das comissões costuma ser feita em bloco e muitas ainda estão em disputa pelos partidos.


De qualquer forma, Zaratini ressalta que a obstrução da oposição contra a reforma vai começar já na CCJ.


A reforma da Previdência tem um longo caminho de tramitação na Câmara. Após a CCJ, será criada a comissão especial que vai ter um prazo de 40 sessões do plenário para apresentar emendas com alterações ao texto e votar a matéria.


Só então é que a proposta será analisada pelo plenário, onde precisa de 308 votos para ser aprovada.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique