Ao ser reeleito presidente da Câmara, Maia diz que sua gestão será marcada pelo diálogo

02:37 Política, Notícias 01/02/2019 - 23h11 Brasília Embed

Kariane Costa

Após três horas e meia do início da sessão, com 336 votos, o deputado federal Rodrigo Maia, do Democratas do Rio de Janeiro, foi reeleito em primeiro turno para presidir a Câmara dos deputados nos próximos dois anos.

 

Fábio Ramalho, do MDB, ficou na segunda posição, com 66 votos.

 

Além de Maia e Ramalho, outros quatro deputados concorreram à Presidência da Câmara.

 

A Mesa Diretora terá a seguinte configuração: 1º vice-presidente - Marcos Pereira do PRB;1ª secretária - Soraya Santos do PR; 2º secretário - Mário Heringer do PDT; 3º secretário - Fábio Faria do PSD e 4º secretário - André Fufuca do PP.

 

A votação foi secreta, como prevê o Regimento Interno da Casa.

 

Em discurso durante a sessão, Maia disse que o Brasil vive um momento de renovação e que é preciso modernizar e fazer as reformas necessárias ao país.

 

Após o resultado da eleição, Maia reafirmou que dará prioridade a medidas de ajuste fiscal que ajudem a reduzir os gastos públicos.

 

Rodrigo Maia foi eleito com o apoio do maior bloco parlamentar da legislatura, composto por 301 deputados de 11 partidos. Entre eles, está a sigla do presidente da República, Jair Bolsonaro, o PSL, além de PP , PSD , MDB , PR , PRB , DEM , PSDB , PTB, PSC e PMN.

 

Conhecido como articulador e habilidoso em negociações com partidos de divergentes correntes ideológicas, Maia conseguiu atrair apoio de partidos de esquerda, como PCdoB e PDT, e prometeu presidir a Câmara para todos.

 

Esta é a terceira recondução de Maia, de 48 anos, ao cargo. É a primeira vez na história que um parlamentar comanda a Câmara por três vezes seguidas.

 

Rodrigo Maia foi eleito deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro em 2018, em seu sexto mandato consecutivo.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique