Bolsonaro assina proposta anticrime; Caixa 2 será apresentado separadamente

02:34 Política, Notícias 19/02/2019 - 14h39 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira três projetos que serão encaminhados ao Congresso Nacional. Em cerimônia fechada no Palácio do Planalto, as medidas foram assinadas em conjunto com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.


O ministro alega que o projeto chamado de anticrime visa combater o crime organizado, a corrupção e os crimes violentos, como homicídios e latrocínios.

 

As medidas alteram 14 leis; endurecendo o cumprimento de penas, reduzindo possibilidade de progressão para o regime semi-aberto ou aberto, e limitando a liberdade provisória de criminosos reincidentes.


O ministro Sérgio Moro destacou que o projeto também amplia mecanismos de investigação.

 

Inicialmente as medidas estavam concentradas em um único texto, mas o tema criminalização do Caixa 2 foi retirado do pacote anticrime.

 

Este item será apresentado em um projeto separado.

 

Segundo o ministro, o governo atendeu a pedidos de parlamentares.

 

O Caixa 2 não existe como crime na lei, e é tipificado pelo Código eleitoral com uma espécie de falsidade ideológica, tendo uma punição mais branda.

 

O projeto cria um novo artigo que torna a prática crime com pena de prisão de 2 a 5 anos.


Outro tema que foi fatiado no projeto foram as competências da Justiça Eleitoral no combate a corrupção, que serão apresentadas em um projeto de lei complementar.


Outras medidas contempladas no pacote anticrime são a prisão após condenação em segunda instância, tema que será reavaliado pelo Supremo Tribunal Federal em abril, além do perdão para excessos na legítima defesa, caso a pessoa ou policial se exceda por medo, violenta emoção ou surpresa.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique