Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado

Política

Publicado em 03/02/2019 - 08:55 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Foram treze horas de sessão plenária, divididas entre sexta-feira (1º) e sábado (2), até que os senadores elegessem para a Presidência da Casa, em primeiro turno e com 41 votos, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Ele passa a ser o terceiro na linha de sucessão presidencial e também presidente do Congresso.

 

Dos nove senadores que disputavam o cargo de presidente do Senado, três retiraram as candidaturas em apoio a Davi Alcolumbre. Renan Calheiros, do MDB de Alagoas, também retirou candidatura logo após voto aberto do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), em favor do candidato do Democratas.

 

Sonora: “Para demonstrar que esse processo não é democrático, eu queria lhe dizer que o Davi não é Davi, Davi é Golias. Ele é o novo presidente do Senado e eu retiro a minha candidatura.”

 

Após ser eleito, Davi Alcolumbre negou que sua eleição seja uma vitória do governo e anunciou a prioridade de sua gestão.

 

Sonora: “O Senado Federal é um poder independente, tem que ser harmônico entre outros poderes, mas tem que ser respeitado. A vitória é do Senado, a vitória é do Brasil. Vou tentar insistentemente para que as conversações e o diálogo sejam o pano de fundo da minha administração.”

 

O novo presidente do Senado defende a aprovação da Reforma da Previdência.

 

Sonora: “O Brasil precisa da aprovação da Reforma da Previdência. O Senado vai debater. O compromisso da Presidência e dos senadores é tratar a matéria da forma mais célere possível para que a gente possa rapidamente destravar o Brasil e propor novos empregos e desenvolvimento para o nosso Estado.”

 

A sessão para eleger o presidente do Senado começou no fim da tarde de sexta-feira. Alguns parlamentares criticaram a permanência de Alcolumbre na presidência da sessão. A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) chegou a retirar da mesa diretora pasta com documentos para a condução dos trabalhos.

 

Ainda na sexta, por 50 votos a 2 e uma abstenção, os senadores estabeleceram que a eleição seria com voto aberto. A votação foi anulada na madrugada de sábado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, que determinou votação secreta conforme previsão regimental e o afastamento de Davi Alcolumbre da presidência por conflito de interesse.

 

No sábado, a primeira votação teve de ser anulada, pois foi constatada uma cédula a mais do que o número de senadores. Na segunda votação, Davi Alcolumbre foi eleito e será, aos 41 anos, o presidente do Senado mais jovem da história do parlamento.

 

A eleição dos demais integrantes da mesa diretora ficou para a próxima quarta-feira (6). 

 

Pelo twitter, o presidente Jair Bolsonaro cumprimentou Alcolumbre e afirmou que ele tem o desafio de transformar em ações o sentimento de mudança que a população expressou nas últimas eleições.

 

*Post alterado às 14h40 de 03/02/19 para inclusão de matéria consolidada com sonora. 

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo