Governadores repercutem novo texto da reforma da Previdência apresentado em Brasília

02:54 Política, Notícias 20/02/2019 - 17h12 Brasília Embed

Dayana Vítor

A Reforma da Previdência foi apresentada oficialmente aos 27 governadores brasileiros, nesta quarta-feira (20), durante o terceiro Fórum de Chefes de Executivo que ocorreu em Brasília.

 

O Secretário Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho e o ministro da Economia, Paulo Guedes detalharam a PEC- Proposta de Emenda à Constituição.

 

A proposta prevê 65 anos de idade para aposentadoria dos homens e 62 anos para mulheres, com período de transição de 12 anos. Uma reforma para os militares será encaminhada ao Congresso Nacional em até 30 dias.

 

A PEC também estabelece que as regras previdenciárias serão regulamentadas por lei complementar.

 

Segundo o governador do Maranhão, Flávio Dino, as novas regras para aposentadoria não deveriam ser mudadas por lei.

 

O secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, afirmou durante o 3º Fórum de Governadores que as críticas são normais e que vão servir para aperfeiçoar a reforma da Previdência.

 

O governador de São Paulo, João Dória, acha que a aprovação da reforma da Previdência do presidente Jair Bolsonaro deveria ocorrer até o meio deste ano para permitir o crescimento da economia brasileira.

 

O governo federal calcula que a reforma da previdência vai permitir uma economia de até R$ 1 trilhão nos próximos dez anos.

 

Por se tratar de uma PEC, a reforma da Previdência precisa ser votada em dois turnos na Câmara e no Senado, com o apoio de no mínimo três quintos dos deputados e dos senadores em cada votação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique