Portal do governo amplia acesso a serviços em educação

Governo

Publicado em 13/02/2019 - 13:59 Por Kariane Costa - Brasília

Cadastrar documentos de bolsista, fazer matrícula em curso de Educação à distância, receber livros didáticos na área rural, solicitar registro ou validação de diploma de medicina emitido em outro país.

 

Estes são alguns do serviços que passam a ser ofertados em apenas um endereço eletrônico com a incorporação, no portal do governo federal, de quase mil novos itens relacionados a educação, que estavam espalhados em diferentes sites na internet.

 

São 964 funcionalidades, de 104 instituições, todas ligadas ao Ministério da Educação, agora reunidas no prtal.

 

Gleison Cardoso, secretário do ministério da Economia, argumenta que a medida facilita a vida do cidadão ao mesmo tempo que traz economia aos cofres públicos.

 

Com a inclusão dos novos serviços da área da educação, o portal a partir de agora oferece mais de 2,8 mil ferramentas.

 

O secretário do ministério da Economia Ciro Pintagueira explica que a partir de agora todos os serviços do governo federal estão na internet. 

 

Entre os serviços que podem ser acessados no site estão desde a inscrição para o ProUni, FIES, compra de Títulos Públicos Federais, emissão de comprovante da situação cadastral no CPF ou de Antecedentes Criminais. Também é possível obter o Certificado Internacional de Vacinação.

 

Hoje 39% dos serviços podem ser solicitados 100% digitalmente, sem a presença da pessoa na agência ou na instituição.

 

Para acessar o site basta entrar no  no portal: serviços.gov.br

Últimas notícias
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo