Presidência destaca ações no primeiro mês de governo

02:03 Política, Notícias 01/02/2019 - 07h55 Brasília Embed

Kariane Costa

Nesta sexta-feira (1º), está completando um mês que o presidente Jair Bolsonaro assumiu o governo. Para marcar a data, o Palácio do Planalto divulgou nota destacando 15 medidas adotadas pelo governo federal nos últimos 30 dias.


Entre as iniciativas, estão o decreto que flexibiliza as regras para a posse de armas, promessa de campanha de Bolsonaro, e também as ações emergenciais para auxiliar no atendimento às famílias afetadas pelo rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais.


O texto lembra a criação do Conselho Ministerial de Respostas a Desastres, a liberação do Bolsa Família para beneficiários do FGTS, além da antecipação do pagamento do Benefício de Prestação Continuada.


Outra iniciativa lembrada pelo Planalto foi a Medida Provisória de combate a fraudes no INSS, em janeiro.


A nota faz menção à expectativa do governo de aprovar a reforma da Previdência no 1º semestre e destaca que a proposta, em fase final de elaboração, deve ser encaminhada ao Congresso em fevereiro. .


A reforma da Previdência será destaque também da mensagem do presidente Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional, que será lida segunda-feira (4), na abertura dos trabalhos legislativos. Nela, o presidente vai defender a necessidade de mudar o sistema atual.


O texto com o balanço de um mês de governo menciona a decisão do presidente da República em unificar pastas e agregar órgãos no esforço de cortar despesas, diminuindo de 27 para 22 o número de ministérios.


O primeiro mês de governo também foi marcado pela viagem do presidente Jair Bolsonaro a Davos, na Suíça, para participar da reunião do G-7 – grupo de países mais ricos do mundo -  e a realização da cirurgia para retirar a bolsa colostomia.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique