Presidentes da Câmara e do Senado serão eleitos hoje; entenda importância dos cargos

01:53 Política, Notícias 01/02/2019 - 07h52 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

Por volta das 18h desta sexta-feira (1º) terá início a eleição para as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado. Mas, afinal, o que elas fazem?


O cientista político Valdir Pucci explica a importância dos cargos em disputa. Segundo ele, as mesas diretoras controlam o ritmo de votação e o que será decidido no Congresso Nacional.


Estão em disputa, além dos comandos das casas, outros 10 cargos, são eles: a primeira e segunda vice-presidência, quatro secretarias e quatro suplências das secretarias. Cada cargo é um pedaço do poder do Legislativo.

 

A Presidência pode acatar pedidos de impeachment e acelerar ou atrasar projetos. A Primeira-Secretaria cuida dos recursos do Legislativo, já a Quarta-Secretaria administra os apartamentos funcionais do Casa.  A Terceira-Secretaria fica com a concessão de licenças médicas e as missões especiais de parlamentares.

 

Apesar do favoritismo de alguns candidatos, o cientista político Valdir Pucci acredita que o voto secreto deixa a votação imprevisível.


Os parlamentares têm até às 17h desta sexta-feira para registrarem as candidaturas aos cargos da Mesa Diretora.

 

Os eleitos vão comandar o Congresso pelos próximos dois anos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique