Tribunal torna Pezão inelegível até 2022

Publicado em 05/02/2019 - 17:58 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O ex-governador Luiz Fernando Pezão (MDB) foi declarado inelegível até 2022. A decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro acompanhou parecer da Procuradoria Regional Eleitoral.

 

Pezão, que está preso desde novembro do ano passado, foi condenado por abuso de poder político e econômico por conceder benefícios financeiros a empresas, como contrapartida a doações para campanha eleitoral de 2014.

 

O processo, movido pelo então deputado estadual Marcelo Freixo, também envolvia o ex-vice-governador, Francisco Dornelles, absolvido pela Corte por maioria. Já o recurso de Pezão foi rejeitado nesta segunda-feira (05).

 

Segundo a Procuradoria, ficou comprovada uma "manobra de financiamento" de campanha, apoiada por empresas que firmaram contratos com o poder público. Em nota, o procurador eleitoral Sidney Madruga, afirmou que a gravidade dos fatos configurou o ato abusivo, dada a articulação de recursos financeiros à disposição do Estado, em prol da campanha eleitoral.

 

As investigações revelaram cinco casos que caracterizaram o abuso de poder: a concessão de títulos de indenização à construtora Queiroz Galvão; o pagamento a mais em contratos em favor da Oi/Telemar; sucessivas prorrogações de consórcios ineficientes; o uso de bens públicos para favorecimento da companhia JBS; e arrecadação R$ 40 milhões acima do segundo candidato de maior receita, do PT.

 

A decisão chega após a anulação de outro julgamento do TRE que também tratava da cassação dos mandatos de Pezão e Dornelles. Em fevereiro de 2017, um placar de 3 a 2 garantiu a cassação dos dois políticos, mas o TSE anulou a decisão por avaliar que o quórum não havia sido suficiente.

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo