Viva Maria: Na pessoa de Joênia Wapichana, saudamos a bancada feminina que toma posse nesta sexta

10:40 Política, Programetes 01/02/2019 - 05h30 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Na pessoa de Joênia Batista de Carvalho, advogada de Roraima, da etnia wapichana, primeira mulher indígena eleita deputada federal em nosso país, Viva Maria saúda toda a bancada feminina que toma possa nesse 1º de fevereiro.

 

Destaque para as 43 que ocuparão o cargo pela primeira vez na Câmara dos Deputados. No Senado Federal, é fato, nossa representatividade diminuiu, mas, no balanço de perdas e danos, vale ressaltar que, até 2023, a Câmara dos Deputados será composta por 77 mulheres.

 

Esse número é inédito e representa 15% das cadeiras. Na composição anterior, a bancada ocupava 51 cadeiras, ou seja, (10% do total).

 

Sabemos que estamos longe do almejado em relação à participação das mulheres na política. Mas, conscientes do desafio, rumo à paridade, está o compromisso de seguirmos em frente, fortalecidas por algumas bandeiras de luta que esse ano haverão de marcar as comemorações em torno do 8 de março.

 

Na trilha da temática global escolhida pela ONU Mulheres para o Dia Internacional das Mulheres, é tempo de “Pensarmos em igualdade, construção das mudanças com inteligência e inovação”!

 

Com a palavra Nadine Gasman, a representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil.

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique