Bolsonaro inaugura terminal do aeroporto de Macapá

02:10 Política, Notícias 12/04/2019 - 16h29 Brasília Embed

Sayonara Moreno

O novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Macapá foi entregue à população, nesta sexta-feira (12), pelo Presidente Jair Bolsonaro. A unidade administrada pela Infraero leva o nome de Alberto Alcolumbre, tio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que também esteve na ocasião.
 

Durante a inauguração, Bolsonaro disse que o Amapá foi o único estado em que ele não conseguiu estar, durante a campanha presidencial e acrescentou que a reforma do aeroporto é fruto da união.


Segundo a Infraero, a obra recebeu investimento de R$ 166 milhões e é um dos principais empreendimentos do governo federal, na Região Norte.

 

O terminal começa a operar a partir deste sábado (13) e o espaço é quase cinco vezes maior que o anterior: são 27 mil metros quadrados, com capacidade para cinco milhões de passageiros, por ano.

 

As obras foram iniciadas em dezembro de 2004 e paralisadas em novembro de 2008, depois que a Infraero rescindiu o contrato com o consórcio que iniciou os serviços. Auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) apontaram irregularidades que levaram ao bloqueio do empreendimento, pela Lei Orçamentária de 2008 e 2009.

 

Em julho de 2009, o TCU concluiu que não havia mais motivos para manter a obra bloqueada e, a partir disso, a Infraero se preparou para retomar parte das obras paralisadas.

 

Em seguida foi elaborado o edital de licitação para retomar os serviços do novo terminal de passageiros. A publicação ocorreu em junho de 2014 e o processo foi homologado em dezembro do mesmo ano, com o contrato e a ordem de serviço sendo assinados em julho de 2015.

 

Após a inauguração do terminal, o presidente Jair Bolsonaro retornou a Brasília para se encontrar com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique