Bolsonaro participa de jantar com 37 embaixadores de países islâmicos

01:53 Política, Notícias 11/04/2019 - 12h20 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

O presidente Jair Bolsonaro participou de um jantar, na noite dessa quarta-feira (10), com 37 embaixadores de países islâmicos. No discurso, o presidente disse que o governo federal está de braços abertos a todos os países.

 

O jantar foi organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária, a CNA, e realizado na sede da organização em Brasília.

 

Além dos embaixadores de países islâmicos, participaram a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

 

O encontro serviu para aproximar o Brasil dessas nações, depois que a promessa de Jair Bolsonaro de transferir a embaixada brasileira em Israel para Jerusalém gerou tensão entre os países islâmicos, aliados dos palestinos.

 

O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, disse que o encontro serviu para "quebrar o gelo" na relação diplomática após uma série de notícias que não fizeram bem para as relações bilaterais.

 

Para o embaixador, o conflito entre Israel e palestinos é tema de política interna e não diz respeito ao Brasil.

 

A cidade de Jerusalém está na disputa entre palestinos e israelenses, pois ambos reivindicam o local como sagrado.

 

Jerusalém Oriental é considerada capital de um futuro Estado palestino.

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, lembrou, durante o evento, que 19% das exportações agropecuárias do Brasil foram para países islâmicos.

 

O chanceler Ernesto Araújo negou desentendimentos por parte do governo, em relação aos países islâmicos. Segundo ele, o jantar comprovou a existência do bom relacionamento.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique