Governo retira sigilo bancário em operações de crédito com verba da União

04:22 Política, Notícias 26/04/2019 - 08h39 Brasília Embed

Kariane Costa

O presidente Jair Bolsonaro assinou, nessa quinta-feira (25), parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) que acaba com o sigilo bancário nas operações de crédito que envolvam recursos da União.

 

O ministro da AGU, André Mendonça, explicou que o parecer ratificado pelo presidente da República garante aos órgãos de controle federal o acesso a todas as informações que antes ficavam restritas aos bancos e as empresas beneficiadas com os recursos públicos. 

 

O parecer inclui transações com estados, municípios, além de autarquias e fundações da administração pública que envolvam recursos públicos federais. 


André Mendonça fez o  anúncio durante a transmissão ao vivo nessa quinta-feira nas redes sociais junto com o presidente Bolsonaro.

 

O líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo, do PSL, também participou da live e informou que recebeu orientação de Bolsonaro para tratar de problemas regionais com deputados e senadores, o que foi confirmado pelo presidente.

 

Ainda nessa quinta-feira o presidente Jair Bolsonaro foi ao Ministério da Educação, visita que ele pretende fazer, cada semana, a um dos 22 ministérios. Bolsonaro foi para conversar com o ministro Abraão Vaitraiunb com a equipe dele sobre as metas da pasta.

 

Depois do encontro, o ministro afirmou que não há risco do Enem ser cancelado e tranquilizou os estudantes.

 

Bolsonaro voltou a falar da reforma da Previdência. Admitiu mudanças no textos, já que o Congresso é soberano, mas alertou que, se a reforma desidratar demais, a economia do país pode não responder bem. 

 

O presidente revelou que vai visitar a estudante vítima de exposição na mídia, por supostamente ter se recusado a cumprimentar Bolsonaro no Palácio do Planalto. O fato já foi desmentido pela assessoria do presidente. A visita está prevista para este final de semana. A estudante, que mora em uma favela de Brasilia, vem sofrendo ameaças, conforme informou Bolsonaro. Os dois se encontraram no Palácio nesta quinta-feira. A menina gnhou de presente uma camisa do Flamengo, time do qual é torcedora.

 

Bolsonaro também falou sobre escolas em acampamentos dos sem-terra. Disse que o governo não vai destinar recursos para este tipo de escola e que não apoia qualquer tipo de ideologia dentro das salas de aula, nem de esquerda nem de direita.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique